No dia a dia de qualquer empresa, há preocupações que vão muito além de seus objetivos principais dos departamentos tributários e fiscais. Tanto uma lanchonete de esquina quanto uma companhia multinacional têm processos e obrigações que se assemelham, como o pagamento de impostos federais, estaduais e municipais, além de controle de estoque e relacionamento com clientes e fornecedores.

Graças à constante criação de regulações e impostos, a questão tributária fica cada vez mais complicada. Na prática, isso significa que a empresa precisa destinar mais tempo com assuntos secundários, o que, muitas vezes, tira o foco dela em suas atividades prioritárias. Aqui, entram em cena as soluções BPO.

Em bom português, BPO (Business Process Outsourcing) significa terceirização de processos de negócios. De modo geral, trata-se de um modelo de gestão que usa inovações tecnológicas para diminuir custos operacionais da empresa contratante, bem como aumentar a sua produtividade. Portanto, não é exagero afirmar que soluções de TI são sinônimo de dinheiro no bolso.

Mais do que uma simples terceirização, os serviços de BPO oferecem soluções específicas após uma análise profunda dos processos das empresas. Dependendo da necessidade, essas soluções variam desde gerenciamento de documentos e auditoria dos processos e contas até gestão de logística e de suprimentos em plataformas integradas de infraestrutura e softwares.

Não à toa que os investimentos em BPO só crescem no Brasil. Para se ter uma ideia, segundo dados do Brasil TI-BPO BOOK, esse setor cresceu 6,6% em 2015, atingindo 14,2 bilhões de reais.

Se os investimentos nesse setor estão crescendo ano a ano, isso significa que os serviços de BPO são bem avaliados pelas empresas e, claro, fazem diferença nos negócios. Confira, a seguir, outras razões para você contratá-los:

1. Redução de custos operacionais

Ao atribuir tarefas a terceiros, a empresa não precisa contratar profissionais específicos para a realização desses processos. Além de economizar com salários, a economia se dá, também, com a falta de necessidade de investir em treinamentos.

Não é só isso. Com os serviços de BPO, a empresa paga apenas por aquilo que foi usado. Em outras palavras, o custo é variável. Ao contrário de fazer esses processos internamente, onde os custos são fixos e, por consequência, maiores.

2. Inovação tecnológica e melhores práticas

Quem fornece serviços de BPO está sempre preocupado em buscar inovações tecnológicas para auxiliar as empresas contratantes. De modo geral, as companhias que preferem realizar os processos internamente contam com métodos e softwares ultrapassados, o que não permite que as empresas cresçam mais.

3. Padronização dos processos de negócio

Uma vez que todos os processos do negócio ficam sob responsabilidade da contratada, eles se tornam padronizados. Assim, é muito mais fácil encontrar erros e corrigi-los rapidamente.

4. Aumento de produtividade

Como foi falado acima, os serviços de BPO, primeiro, fazem uma análise do negócio e, em seguida, oferecem soluções. Isso quer dizer que eles se adaptam ao negócio da empresa, não o inverso. Portanto, as empresas contratantes podem continuar trabalhando da mesma forma que sempre fizeram.

Aliás, mais do que isso. Como uma companhia terceirizada fica responsável por alguns processos, a empresa consegue se concentrar no core business. Em outras palavras, ela se preocupa exclusivamente com aquilo que realmente interessa e dá lucro.

Serviços de BPO na Área Contábil, Fiscal e Operacional

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